Crise Econômica
INTERAÇÃO (Quebra Gelo)
Estudo de caso:
Faça de conta que um casal muito amigo seu é exageradamente focado no assunto financeiro. Lêem livros sobre como ficar rico, valorizam o dinheiro, os bens materiais e o lazer. Ultimamente com as notícias de uma crise econômica eles entraram em “parafuso” e, conseqüentemente, seu casamento está sendo afetado chegando até a falar em separação. Além de orar com e por eles, o que mais você faria para ajudá-los, nesse momento?
INTRODUÇÃO
Por todos os lados ouvimos notícias relacionadas com a parte financeira. Recessão econômica, desigualdade social, desemprego, greve e fome. Quando ocorre uma crise econômica, os pobres são os que mais sofrem. “Uma das evidências de que a volta de Cristo está próxima é justamente a situação de exagerada riqueza para poucos e extrema pobreza para muitos. A Bíblia afirma que, nos últimos tempos, o clamor das pessoas sofredoras provocará conflitos sociais terríveis entre o capital e o trabalho” (SE 76)*.
OBSERVAÇÃO
Leia: Tiago 5:1-4.
Participe:
Escolha uma das afirmações abaixo e destaque algo que você percebeu nas entrelinhas do texto.
“Em dado momento as riquezas em si mesmas de nada valerão.”
“Os patrões infieis prestarão contas a Deus.”
Comentários e Curiosidades
Você Sabia ... De acordo com o informativo do Projeto contra a Fome, da ONU, a cada segundo morre uma pessoa por causa da fome. O dramático é que 70% dessas vítimas são crianças menores de cinco anos. A FAO (Food and Agriculture Organization) estima que pelo menos 820 milhões de seres humanos passam fome e sofrem de desnutrição no mundo. A recessão econômica se aproxima como fantasma. Os países ricos estão assustados. Segundo especialistas, o panorama presente nos dá as opções de escolher entre uma crise violenta, mais curta, ou outra menos intensa, mas longa. Não há saída. Como sempre ocorre em toda situação de risco, os pobres serão os que mais sofrerão (SE 76,79)*.
INTERPRETAÇÃO
Participe:
Como este texto aponta para as desigualdades sociais, greves, protestos públicos e delinqüências dos nossos dias? Qual o sentido da frase: “o vosso ouro e a vossa prata foram gastos de ferrugens”? Por que acumular riquezas não é sinônimo de felicidade?
Comentários e Curiosidades
Você Sabia que... Quando o apóstolo Tiago disse que os trabalhadores clamariam pelo salário que não lhes foi pago, também se referia às greves e aos movimentos sindicais. Exigem melhores salários e melhores condições de trabalho. Eu o desafio. Dê uma olhada no noticiário internacional e você comprovará as inúmeras paralisações. A luta entre o capital e o trabalho estava anunciada na Bíblia há muito tempo. É um dos sinais da volta de Jesus (SE 78,79)*.
APLICAÇÃO
Participe:
Jesus disse que toda pessoa que ouve Suas palavras e as pratica é comparado a um homem que edificou sua casa sobre a rocha; quando veio a tempestade a casa não caiu. Porém, a pessoa que ouviu Suas palavras e não as praticou é comparado a um homem que edificou sua casa sobre a areia; quando veio a tempestade a casa desabou e foi grande a sua ruína (Mateus 7:24-27). Quão importante é estar edificado sobre a rocha diante das crises da vida?
CONCLUSÃO
O dinheiro é importante, mas quando o ser humano se encontra afastado de Deus vive permanentemente insatisfeito. E se transforma em uma pessoa obcecada. Seu coração é como a terra sedenta do deserto. Necessita de água. Mas o homem confunde tudo. Corre atrás do dinheiro e se agarra a ele como se fosse sua única fonte de segurança, sua tábua de salvação. É areia. Pura areia. Areia sem consistência. Vêm tempos perigosos. Tempestades e vendavais financeiros se aproximam da Terra. A Bíblia disse que seria assim. Quando esses tempos chegarem, onde estará edificada sua casa? A resposta é só sua (SE 80)*.
* SE = Livro: Sinais de Esperança de Alejandro Bullón
Nenhum comentário:
Postar um comentário