quarta-feira, 2 de março de 2011

Estudo Bíblico - Lição 8

Esperança no Horizonte


INTERAÇÃO (Quebra Gelo)
Estudo de caso:
Guilherme é um jovem que, ao ouvir falar dos sinais da volta de Jesus, ficou assustado e com medo. O que você falaria para Guilherme depois da leitura do Livro “Sinais de Esperança” e destes estudos no Pequeno Grupo?

INTRODUÇÃO
Falando de como seria Sua vinda, Jesus disse que aconteceria como nos dias de Noé: “comiam e bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam”. Não há nenhum problema em se casar ou dar-se em casamento. O tema central é o surpreendente retorno de Jesus. Todo mundo estará envolvido em sua rotina diária. Pouca gente levará em conta os sinais dos tempos. Foi assim nos dias de Noé (SE 99)*.

OBSERVAÇÃO

Leia: Mateus 24:36-37.
Participe:
Escolha uma das afirmações abaixo e destaque algo que você percebeu nas entrelinhas do texto.
“O elemento surpresa estará presente na volta de Jesus.”
“A volta de Cristo tem similaridade com o dilúvio.”

Comentários e Curiosidades
Chegará um dia em que acordaremos como sempre o fazemos. Gente correndo, à semelhança de todos os dias, atrás de seus sonhos. Os empregados estarão nos locais de trabalho cumprindo suas tarefas. Nas escolas os alunos continuarão estudando como sempre. Os lugares de lazer estarão cheios. Nada de anormal. Nada de diferente. Tal como nos dias de Noé. Subitamente, no meio do céu, aparecerá uma nuvem branca. Aumentará de tamanho à medida que os segundos passam. A Terra estremecerá em seus fundamentos... Enquanto muita gente corre assustada, os que creram em Sua vinda e se prepararam levantarão os braços e dirão: „Eis que este é o nosso Deus, em quem esperávamos, e Ele nos salvará; este é o Senhor, a quem aguardávamos; na Sua salvação exultaremos e nos alegraremos” (Isaias 25:9) (SE 103)*.

INTERPRETAÇÃO
Participe:
Qual a verdade central ensinada por Jesus quando compara Sua volta com o que aconteceu nos dias de Noé?

Ilustração
Manhã fria de 1942. Em um campo de concentração, um rapaz olha através da cerca de arame farpado e vê uma jovem linda como a luz do Sol. A garota também o vê e seu coração pula como um cabrito perseguido por um enxame de abelhas. Ela quer expressar seus sentimentos e atira uma maçã vermelha pela cerca. O rapaz a recolhe e um raio de luz ilumina seu mundo obscuro. O jovem não dorme aquela noite. O rosto angelical e o sorriso tímido da jovem vêm à sua lembrança. No dia seguinte, aproxima-se outra vez da cerca e, para sua surpresa, vê a jovem de novo. Ali está ela, com outra maçã vermelha na mão. O incidente se repete vários dias. Só por um momento. Apenas para trocar olhares ternos. Certo dia, o jovem lhe diz. – Amanhã não me traga a maçã. Vou ser transferido. Desde aquele dia, a imagem linda da jovem aparece em sua mente nos momentos de tristeza. Os anos passam. Um dia, nos Estados Unidos, dois adultos se conhecem por acaso em um restaurante – Bem, onde você esteve durante a guerra? – pergunta a mulher. – Estive em um campo de concentração na Alemanha – responde o homem. Eu me lembro de que jogava maçãs a um jovem recorda a mulher. E esse jovem lhe disse um dia: “Amanhã não me traga a maçã, porque vão me levar para outro campo de concentração”? – Sim – ela respondeu, mas como você pode saber algo sobre isso? Ele fixa os olhos nos da jovem e lhe diz: - Eu era esse jovem. Silêncio!.. Tantas lembranças, as palavras quase não lhe saem, mas continua: - Separaram-me de você um dia, mas nunca perdi a esperança de voltar a vê-la. Quer se casar comigo? Abraçam-se bem forte, enquanto ela sussurra em seus ouvidos: - Sim, claro que sim, mil vezes sim (SE 103 a 105)*.

APLICAÇÃO

Participe:
Quão importante é manter viva a esperança e se preparar para a volta de Jesus?

CONCLUSÃO
 “O mundo já é um fruto maduro para ser colhido. Cristo volta para pôr um ponto final à história do pecado. Vem para levar você. Volta para dizer que nunca perdeu a esperança de voltar a vê-Lo. Há um lugar no Céu para você e nada será igual sem a sua presença. Você é a coisa mais preciosa que Jesus tem na Terra. Assim como você é. Com suas alegrias e tristezas. Com suas lutas e conflitos. Com seus acertos e erros. Você é muito importante para Jesus. Por isso, Ele veio morrer por você na cruz do Calvário e voltará para levá-lo com Ele. Você está pronto? A resposta é só sua” (SE 94, 105)*.


Voltar

Nenhum comentário:

Postar um comentário