terça-feira, 30 de agosto de 2011

Como você lida com os problemas?

Problemas, todos nós temos. É impossível viver nesse mundo sem que algo não vá 100% bem em nossa vida, seja saúde, carreira profissional, relacionamentos, etc… sempre há algo que não está tão bem!

O próprio Jesus disse “[...] no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” João 16:33. Então, não podemos esperar viver aqui um mar de rosas! Sombra e água fresca não são coisas que teremos todos os dias!

Mas a minha pergunta hoje é: Como você lida com os problemas?

Talvez a sua resposta possa fazer toda a diferença na forma como a sua vida continua depois que um problema a atravessa.

Existem pessoas que enfrentam os problemas com a cabeça erguida, muito confiantes em si e em Deus. Outros, olham para os problemas e já conseguem visualizar a derrota. Essas duas atitudes definem muito sobre como o restante da história irá se desenrolar.

Como Cristãos, é importante que aprendamos a cultivar uma atitude positiva e realista diantes dos problemas. É importante olharmos para nossa condição de forma realista, e valorizar o que pode haver de bom em cada circunstância vivida, afinal, as provações e as angústias sempre farão parte de nossa vida enquanto houver pecado! Então, podemos escolher sofrer e sermos infelizes a cada dificuldade, ou tirar proveito dela para deixar a vida ainda melhor!

No livro Filhas de Deus, de Ellen White, na página 178, ela escreve que “as aflições são, com frequência, misericórdia disfarçada. Não sabemos o que teríamos sido sem elas.” O problema é que muitos não conseguem olhar para as dificuldades da vida e enxergar as possibilidades de se tornar alguém melhor, de crescer como ser humano!

É tropeçando e levando escorregões que uma criança aprende a desenvolver o equilíbrio ao andar. Aprende que é importante olhar onde pisa, e pisar com segurança. Da mesma forma, são as aflições que nos ensinam a viver com equilíbrio, olhando o terreno em que pisamos e tomando decisões seguras!

Há um texto que gosto muito, e com o qual quero concluir o pensamento de hoje: “As provações da vida são obreiras de Deus, para remover de nosso caráter impurezas e arestas. Penoso é o processo de cortar, desbastar, aparelhar, lustrar, polir; é molesto estar, por força, sob a ação da pedra de polimento. Mas a pedra é depois apresentada pronta para ocupar seu lugar no templo celestial. O Mestre não efetua trabalho assim cuidadoso e completo com material imprestável. Só as Suas pedras preciosas são polidas, como colunas de um palácio.” O Maior Discurso de Cristo, p. 10.

Que aprendamos a lidar com os problemas como formas de desenvolvermos um caráter mais semelhante ao de Cristo Jesus. Que nosso olhar encontre sempre uma oportunidade de vitória em meio ao turbilhão de aflições!

Nenhum comentário:

Postar um comentário