sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Nova Vida

Leitura Bíblica: Lucas 3:1-3; 10-14


"Jesus começou a pregar: Arrependam-se, pois o Reino dos céus está próximo. (Mt 4:17)


Utilizando a palavra "arrependimento", João Batista apelava para uma mudança de vida: a transformação de hábitos, atitudes e uma alteração de rumo. Jesus também pregou a necessidade do arrependimento (veja o versículo em destaque) e do novo nascimento (João 3:3), que hoje cahamamos de "conversão". Esta ocorre quando uma pessoa se torna consciente de seus pecados e se volta para Deus, desejando abandoná-los; opta por uma nova direção na vida.

É sair do caminho largo e espaçoso que conduz à morte eterna, longe de deus, e ingressar pelo caminho estreito que resulta em vida eterna na presença do Senhor (Mt 7:13-14). O que realmente muda com essa experiência? Nem sempre as pessoas entendiam e por isso perguntaram a João Batista: "O que devemos fazer?" Ele respondeu que deveriam repartir com os necessitados o que tinham.

O arrependimento sincero implica a mudança social - não seja mais egocêntrico! O amor genuíno é fruto do arrependimento e demonstra claramente que ocorreu uma mudança de vida. Outros também queriam saber como agir depois da mais importante decisão de suas vidas. Entre o povo de Israel havia uma classe de pessoas que prestavam serviço para o governo romano, os publicanos ou cobradores de impostos. Eles eram desprezados pelos judeus porque trabalhavam para o governo que os orpimia (eram traidores) e também porque eram corruptos. A estes João recomendou que pautassem a sua vida pelos princípios da honestidade. Aos soldados, João disse que não deveriam abusar do poder, maltratando as pessoas, e também que se contentassem com seu salário. Interessante que ele não recomendou mudarem de profissão, mas de atitudes, demonstrando por meio delas o seu arrependimento.

E você, já passou por esta experiência? O que mudou em sua vida? Volte para Deus e demonstre por meio de suas atitudes que ele mudou sua vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário