Ano de 2012 começando e já fizemos um balanço do que foi do ano anterior. Vimos o que conquistamos e o que perdemos. Vimos também aquilo que ainda não conseguimos conquistar. Fizemos uma avaliação do que melhorar para que este ano seja diferente. Chegou a hora de traçar novos planos e objetivos para este novo ano.
Entretanto, para que tudo possar dar certo na sua vida, para que seus sonhos e objetivos sejam alcançados é necessário que em primeiro lugar você busque a Deus. No verso acima diz que TODAS AS OUTRAS COISAS SERÃO ACRESCENTADAS. Que promessa maravilhosa meus amigos! Nas precisamos estar ansiosos com as demais coisas porque Deus nos dará. O nosso problema é que muitas vezes estamos nos esquecendo desse detalhe que faz toda a diferença. Estamos nos esquecendo de buscar a Jesus, estamos escanteando-o de tal forma que pouquíssimas vezes são aquelas que estamos em comunhão com Deus. Você já percebeu isso? Temos tempo para tudo, menos para Aquele que deu a Sua vida por nós. Precisamos corrigir isso.
Fácil é planejar, traçar objetivos. O problema é tirá-los do papel e pô-los em prática. Muitas pessoas não conseguem seus objetivos porque contam com um inimigo poderosíssimo: eles mesmos. Pessoas que tem um objetivo, mas dizem: 'eu não vou conseguir' realmente não conseguem. É por causas dessas bobagens que você diz pra você mesmo que você acaba fazendo muita besteira. Você se prepara pra isso, pois quanto mais você diz palavras de depreciação pra si mesmo, mais você acredita e você mesmo acaba fazendo essas coisas acontecerem.
Sua cabeça funciona assim - você pode até se espantar com o que eu vou dizer, mas acredite que é assim mesmo - o ser humano tem uma tendência louca pra ter razão. Parece que ter razão é melhor do que se sair bem, qualquer terapeuta vê esta postura todos os dias em seu consultório.
Por exemplo: Se um aluno diz: “Estou tão nervoso que não vou conseguir responder nada e serei reprovado”. Ao dizer isso pra si mesmo ele se prepara pra ser reprovado, e quando o pior acontece, ele diz: “Eu não disse, eu sabia que seria reprovado”. Parece que ter razão é mais importante do ser aprovado.
A cabeça da pessoa começa a trabalhar contra si mesmo. Isso é o que se chama “Profecia que se auto-realiza”. A pessoa prevê que algo ruim vai acontecer, e então ela mesma se encarrega, inconscientemente, de fazer a coisa acontecer. Isso não se trata da "força do pensamento negativo", se trata das coisas concretas que a pessoa faz para se autoboicotar. Por exemplo: A pessoa diz: “Quer ver que eu vou ficar sem graça, vou fica vermelho e não vou conseguir conversar com ninguém na festa” e, pronto! Vai pra festa e não conversa com ninguém mesmo. Isso é o que na Terapia Cognitiva se chama Pensamento Automático.
Mas existe uma promessa que nos mostra que, por mais que pensemos desse modo, só basta confiar: "Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nEle, e o mais Ele fará"
Salmos 37:5. Lembre-se sempre disso: quando pensares em desistir basta apenas clamar ao Senhor e Ele te responderá!
Nenhum comentário:
Postar um comentário