segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Verdade que liberta



"E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." João 8:32


O que é a verdade? Quantas vezes já acreditamos em coisas que mais tarde descobrimos serem bem diferentes daquilo que pensávamos? Quantas vezes a "ciência" nos provou por meio de estudos e experimentos "científicos" que certas coisas seriam improváveis e até impossíveis de acontecer e errou?

Não é preciso se esforçar muito para lembrar de fatos como o ocorrido na década de 30, no qual um notável físico da época provou por meio de cálculos físicos e matemáticos que era impossível existir televisor a cores, ou de um artigo publicado na revista "The WestingHouse Engineer" no final da década de 50 onde utilizando-se de todo o conhecimento adquirido até a época e com base em cálculos físicos e matemáticos, foi provado que um computador jamais superaria a impressionante marca de 1MHz de velocidade de processamento.

A palavra verdade pode ter vários significados, desde “ser o caso”, “estar de acordo com os fatos ou a realidade”, ou ainda ser fiel às origens ou a um padrão. Mas no texto de hoje Jesus estava afirmando um outro tipo de verdade, uma verdade que liberta.

De que verdade Jesus está nos falando? Ele diz que quando a conhecermos ela nos libertará. Olha o que ele nos diz: "Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres" (v.36). O interessante agora é entendermos o sentido de "conhecer" que Ele nos fala. Jesus aqui não está dizendo apenas o fato de ter conhecimento naquilo que Ele é, mas sim de vivermos. Viver a verdade é que nos libertará.

Conta-se uma parábola que haviam dois filhos de um rei: o mais velho era um homem de boa aparência, que cuidava do corpo. Já o mais novo era obeso, pois só queria saber de comer. Um dia o seu pai morreu e, como de costume, o filho mais velho assumiu o trono. Um certo dia, já cansado de ver seu irmão daquele jeito, trancou o seu irmão num torre e com apenas uma passagem bem estreita. E disse: " se você quiser sair daí, vai precisar emagrecer para poder passar por esta abertura. Passado alguns dias, percebendo a força de vontade do seu irmão, resolveu testá-lo: levou um grande banquete para o seu irmão. Seu irmão não se conteve e logo comeu tudo. Diz a história que seu irmão jamais conseguiu sair de lá.

É incrível como isso acontece conosco. Sabemos que não podemos ir por aquele caminho, mas o seguimos por seguir nossas próprias vontades e paixões. Por que é tão difícil fazer o que é certo? Porque infelizmente não estamos na verdade. "Quem é de Deus escuta as palavras de Deus; por isso vós não as escutais, porque não sois de Deus" (v.47). O nosso problema é que estamos esquecendo do principal: conhecer a verdade. Tenha a certeza de uma coisa: a partir do momento que você conhecer Jesus, ou no sentido correto, viver aquilo que Jesus lhe diz, sua vida mudará completamente. Quer participar desta mudança agora? Peça , clame e Ele está com os ouvidos atentos para ouvir o teu clamor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário